10 de março de 2009

Matéria "A arte do Krav Magá"


Foi publicado na Web.Magazine, na coluna de esportes uma ótima matéria sobre o krav magá, escrita por Jayson Vieira Santos, que pode ser conferida nesse link. Se preferir, abaixo segue a transcrição da matéria, que cita o blog kravmagasp!

O Krav Magá é uma técnica de defesa pessoal conhecida por ser uma das principais “armas” do exército israelense. Criada pelas mãos de Imi Lichtenfeld em 1940, a arte foi introduzida no Brasil na década de 90 por Kobi Lichtenstein, único representante da arte na América do Sul, e que hoje conta com centenas de adeptos.

A técnica

Simples e objetiva, a técnica possui movimentos rápidos e certeiros que visam pontos sensíveis do corpo e tem como principal objetivo a legítima defesa em situações reais de perigo. E em um mundo onde a violência cresce assustadoramente, chegar são e salvo em casa não é só uma preocupação, se tornou um desejo. E esse é um dos principais motivos que têm elevado a procura pela técnica nas academias espalhadas pelo Brasil. É o caso do analista de sistemas, Juliano Mendes que vive no Rio de Janeiro “Moro numa cidade conhecida mundialmente pela violência e foi pensando nisso que procurei algo que pudesse garantir a minha segurança e a da minha família e que desse condições de me livrar de qualquer atentado violento. Encontrei isso no Krav Magá”.

Equilíbrio ente o corpo e a mente

Além de uma medida de precaução contra a violência urbana, a prática do Krav Magá traz outras vantagens para o praticante, pois é uma arte que leva na sua filosofia o equilíbrio entre o corpo e a mente e esses benefícios podem ser aplicados não só em situações de perigo como explica o Designer Thiago Pedro que além de praticar Krav Magá há pouco mais de um ano, ainda mantêm um blog com informações sobre a arte (www.kravmagasp.blogspot.com). “Utilizo o Krav Magá 24 horas por dia, todos os dias, na maneira de pensar e agir. Faço isso encarando os novos desafios com confiança, pensando de forma mais rápida e funcional nos problemas, e ajudando a todos que estão por perto quando posso da maneira que posso”.

Se você está interessado, mas acha que não tem corpo, força, ou acredita que possui qualquer tipo de limitação, saiba que qualquer pessoa, independente do sexo, idade ou condicionamento físico pode iniciar no aprendizado da técnica israelense, é o que afirma Patrícia Ingo, da Federação Sul Americana de Krav Magá criada por Mestre Kobi. “O Krav Magá veio para dar a qualquer pessoa a opção de se defender, com a técnica mais moderna do mundo, de forma simples e objetiva, onde a força bruta não é vantagem”.

As aulas começam com aquecimentos, corrida, abdominais e segue com técnicas que simulam situações de agressão o mais próximo da realidade. Com os instrutores os alunos aprendem diversas opções de reação para diferentes tipos de agressão como estrangulamentos, ataques com bastões, facas e até granadas. Após muita dedicação e disciplina os alunos saem da academia preparados para enfrentar a realidade das ruas.

Essa é uma boa dica pra você que está procurando uma atividade física e ainda não se identificou com as modalidades oferecidas pela maioria das academias.

Mas se você se interessou pela arte da autodefesa e deseja ingressar em uma academia, fique atento! Antes, passe no site da Federação Sul Americana de Krav Magá (www.kravmaga.com.br) e confira a lista de academias cadastradas. Somente as listadas no site podem ministrar aulas de Krav Magá, e todas estão sob supervisão direta de Mestre Kobi. É a sua garantia de estar aprendendo a genuína arte de autodefesa israelense e a manutenção da sua saúde física e mental.

Fonte: Patrícia Ingo - Federação Sul Americana de Krav Magá / Repres. Mestre Kobi)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails