19 de maio de 2009

Cãimbra: saiba como evitá-la

Segue um pequeno artigo, publicado por Trika Lopes em seu site Treino Total, sobre câimbras, o que são e como evitá-las.

Quem nunca esteve treinando na academia quando, sem mais nem menos, sentiu aquela fisgada? Ela chega sem avisar e interrompe o seu treino. Em algumas pessoas as cãibras acontecem com grande frequência, em outras, mais esporadicamente.

Cãimbras são caracterizadas por contrações musculares involuntárias, acompanhadas de fortes dores. Ocorrem principalmente nos braços e pernas. As mais freqüentes são as cãimbras nas panturrilhas (batatas das pernas). As causas mais comuns são a perda de água e sal no organismo através de suor excessivo, conhecido como cãimbras de calor. Diminuição de cálcio no sangue determinada por diversas doenças, entre as quais, distúrbios das glândulas supra-renais, fadiga muscular, posições incômodas de pernas e braços e varizes nas pernas. Se a cãimbra aparece esporadicamente durante exercícios muito intensos, provavelmente trata-se da chamada “cãimbra do esportista”, que pode ser causada por excesso de ácido láctico ou fadiga aguda das fibras musculares. Mas as câimbras muito freqüentes merecem uma cuidadosa investigação médica. Elas podem ser de origem vascular (por uma isquemia local), neuromuscular (por uma miopatia alcoólica) ou de origem metabólica (intoxicação por cafeína, hipoglicemias, intoxicação por colchicina, etc.).

O que fazer:


1. Tome um copo de água com sal se o caso for de cãimbra de calor e se não tiver problemas de pressão alta;

2. Para cãimbras na barriga da perna, apóie o pé no chão e ande apoiando o peso do corpo nos calcanhares;

3. Para cãimbras no dedão do pé e no polegar, peça para que alguém dobre o dedo no sentido contrário;

4. No caso de cãimbra no braço, peça para alguém que dobre o antebraço até formar um ângulo reto com o braço;

5. Para cãimbras no abdômen, flexione as pernas;

6.Procure fazer alongamentos;

7. Procure alimentar-se com muitas frutas e legumes que contêm minerais.

Fonte: www.orientacoesmedicas.com.br

Kidá!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails