13 de janeiro de 2010

A arte de saber se defender bem.



Abaixo, podemos conferir uma matéria publicada no jornal "O Norte" do dia 10 de Janeiro de 2010, escrita pela jornalista Márcia Dementshuk. O link direto para a matéria pode ser acessado aqui.

--------------------------------------------------------------------
Krav Magá se populariza na capital ensinando técnicas de defesa pessoal, aliada com a filosofia das artes marciais.

Francisco Sales, de 22 anos, estava esperando o ônibus no entorno da Lagoa do Parque Solón de Lucena, num domingo à tarde.Terminou uma conversa com um amigo pelo celular e colocou o aparelho no bolso da bermuda. Sentiu que alguém se aproximou pelas costas enfiando a mão em seu bolso. Rapidamente, numa reação imediata, Sales imobilizou o braço da pessoa que o roubava, lançou três socos no rosto do ladrão que caiu para trás e correu para dentro do ônibus que viu parado à sua frente, com a porta aberta.


Sales reagiu dessa forma apenas porque estava preparado. Ele pratica Krav Maga há mais de três anos, uma técnica de defesa pessoal desenvolvida na década de 1940 em Israel, por Imi Lichtenfeld. É utilizada pelo Tzahal, serviço militar israelense e pela população civil daquele país. Chegou ao Brasil em 1990, através do Mestre Kobi, o único representante na América do Sul.

O Krav Maga é treinado em João Pessoa na Kodokan Academia. O instrutor Edgar Torres é formado pela Federação Sul Americana de Krav Maga (FSAKM), cujo curso inclui aulas de anatomia, fisiologia, nutrição, marketing, filosofia das artes marciais e primeiros socorros, além das disciplinas relacionadas à técnica. Ele alerta, no entanto, que a modalidade não é um esporte, pois não possui regras. Apesar de desenvover a capacidade física e mental, o Krav Maga utiliza o corpo humano como instrumento. Golpes com movimentos rápidos e precisos podem inclusive levar à morte. "Qualquer objeto que esteja à mão na hora da necessidade de defesa pode ser usado", explica o instrutor Edgar Torres. Os treinamentos são levados para a instância da vida real. A competição do aluno é consigo mesmo, recebendo o estímulo para se superar como ser humano em todos os aspectos. A melhor tradução de Krav Maga para o português é Combate do Defensor.

Há um cuidado especial a ser considerado, no entanto. O fato de ser um praticante não quer dizer que a pessoa possa sair pelas ruas instigando brigas. "Nem mesmo pensar que é um super heroi e reagir levianamente. Ensinamos a pessoa a ter auto confiança. Inclusive a não apresentar nervosismo durante um assalto e entregar o que o bandido pede, evitando uma perda maior, que é a vida. Tudo depende da ocasião", alerta o instrutor. Edgar Torres informou que as situações de violência envolvendo alunos de Krav Maga são investigadas pela Federação e caso a ocorrência não seja classificada como defesa, a pessoa é impedida de frequentar qualquer grupo de treinamento em qualquer parte do mundo.

A graduação do aluno é marcada por faixas das cores branca, amarela, laranja, verde, azul, marrom, preta. Há ainda as faixas branca e vermelha e a faixa vermelha, indicando níveis ultra elevados do praticante. Qualquer pessoa de qualquer idade pode participar dos treinamentos que são rigorosos em disciplina e hierarquia.

A pequena Luiza da Silva, de 11 anos, começou a treinar no ano passado. Ela começou a praticar por influencia de sua tia, que é faixa laranja. "Eu não me adaptei a nenhum outro esporte. Fiz ballet, ginástica ritmica, handebol... E gostei do Krav Maga porque ensina disciplina, concentração, além de defesa. Já estou aprendendo muitas coisas e quando eu crescer e andar sozinha peslas ruas estarei mais segura", declarou Luiza.

A procura pelas aulas é grande. Uma estatística nacional divulgada pela FSAKM indicou que o crescimento registrado em 2009 foi de 20%. Praticamente, 30% dos alunos são mulheres e há também muitos policiais que procuram a modalidade. Este ano será comemorado os 100 anos do criador do Krav Maga e os 20 anos de existência no Brasil. O evento será em maio, no Rio de Janeiro. Mais detalhes sobre o modaliddade podem ser obtidos através do site www.kravmaga.com.br.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails